Saiba como manter a mente saudável na quarentena

Atualizado: Abr 30

Em tempos de coronavírus e quarentena há vários motivos para nos preocuparmos de forma excessiva.


O estresse e a preocupação em excesso podem nos deixar sem boas noites de sono, falta de apetite e diversos outros sintomas que podem atingir a população e afetar sintomas e doenças relacionadas a ansiedade.

Não é algo novo dizer que a população brasileira tem um dos maiores índices de estresse do mundo. Segundo a pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), cerca de 72% dos trabalhadores brasileiros já encaram muito estresse no trabalho, agora imagine na situação que nos encontramos atualmente, com toda certeza o estresse, a incerteza e a instabilidade do momento atual ocasionado pelo Covid-19, está assustando e desestabilizando muito os brasileiros e suas famílias.

Esse texto tem como objetivo alertar os familiares de pessoas que possuem estresse em alto nível, ou que já foram diagnosticados com doenças como: depressão, TOC, ansiedade, síndrome do pânico, insônia, alergias nervosas e quaisquer outros tipos de doenças físicas ou psicológicas relacionadas ao estresse. Por mais que seja difícil o Covid-19 é real, está em curso e precisamos tentar buscar algo que nos acalme e conforte para passar por essa crise.

O isolamento social não é fácil, porém, é necessário para eliminarmos esse vírus, então precisamos ficar atentos à nossa saúde mental e cuidar das pessoas mais suscetíveis ao estresse extremo, que são: profissionais que prestam serviços essenciais e de saúde, idosos (que se enquadram no grupo de risco), crianças e adolescentes e também pessoas com histórico de doenças mentais.

Esse período pode exigir demais dessas pessoas, então, podemos tentar amenizar as notícias ao informá-las, a fim de não causar um estresse ainda maior e tentar estimular essas pessoas, incentivando-as à assistir um filme, fazer alguma atividade manual (artesanato), ler um livro, trabalhar em algum projeto grande, escrever um blog, ou fazer yoga e meditação, que também podem ser ótimas ferramentas de equilíbrio e serenidade.

Sendo assim, para evitar que um mal maior atinja a nossa população nesse momento obscuro e incerto, vamos trabalhar o nosso cérebro e a nossa mente de forma saudável.

E o livro Mente Saudável do neurocientista, Daniel Siegel, cabe como uma luva a nós neste momento. A obra destaca o parecer de um médico consagrado, Siegel, sobre o que é a mente, como nossa mente funciona na quietude e na inquietude e também destaca aspectos ligados à nossa consciência e cognição.

Ler esta obra agora seria oportuno, pois, seríamos capazes de entender mais como nossa mente funciona e quem sabe controlá-la mais para sofrermos menos com estresses demasiados.

Lembrem-se, se cuidem bastante neste período, para que possamos vislumbrar um futuro mais próspero e repleto de saúde. #leiamais #fiqueemcasa #covid-19



Livro relacionado: Mente Saudável - Conexão e equilíbrio do corpo e da mente

Fontes: Correio Braziliense, Uol Notícias, Lado a lado pela Vida, G1




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