Parentalidade Consciente: O que é? E como aplicá-la?



A Parentalidade Consciente é um termo novo que vem ganhando espaço em nossa sociedade atual quando o assunto é a criação e a educação dos filhos. Ao destrinchar a expressão temos o vocábulo parentalidade, que significa: função parental, envolvimento parental (dos pais) e a palavra consciente: que significa estar ciente das coisas, ter conhecimento ou noção de algo.


Dessa forma, podemos dizer que a Parentalidade Consciente tem como base os princípios da Mindfulness, segundo alguns profissionais, e essa base de ensinamentos nos auxilia na criação de nossos filhos, a fim de que eles se tornem adultos saudáveis de modo físico e emocional.


Os princípios da Mindfulness que estão ligados a parentalidade são: não julgar, ser mais paciente, ser receptivo, confiar, ser grato, ser generoso, possuir empatia e consciência. Exercer a parentalidade de modo consciente consiste em educar os filhos segundo os valores que temos conhecimento, e ver esse ato como uma forma de autoconhecimento e crescimento para os pais de uma forma geral.


Para colocar tudo isso em prática não deve ser nada fácil, embora busquemos sempre ser o melhor para os nossos filhos, somos humanos e cometemos erros. Sendo assim, há várias atitudes que podemos trabalhar para melhorar o nosso eu, e contribuir de forma positiva para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças.


Por isso, precisamos buscar compreender melhor as atitudes das crianças, usar bastante da nossa sensibilidade para lidar com comportamentos e ações que não são boas, a exemplo: uma birra, briga etc. E criar momentos em conjunto, com objetivo de fornecer novas experiências que fortaleçam os laços entre pais e filhos, tentar dar exemplo, pois as crianças refletem os padrões a sua volta.


Enfim, a Parentalidade Consciente não é nada mais do que buscar uma criação sensível e que encare os erros dos pais e dos filhos, além de promover um aprendizado a partir disso, jamais julgando sem tirar uma lição das ações, seja de pais ou filhos. E também, ter como foco um maior espaço para os pais serem sensíveis e assumirem suas qualidades, capacidades e inabilidades.


Livro relacionado: Parentalidade Consciente

Fontes: Oficina de Psicologia, Desfrute Cultural

56 visualizações

nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais