O que são as Zonas Azuis e quais são os segredos da longevidade?

As zonas azuis são regiões que apresentam alto índice de longevidade e costumam ficar próximas ao mar. O pesquisador, jornalista e fundador do projeto Blue Zones, Dan Buettner, descobriu em seus estudos em parceria com a National Geographic que algumas populações vivem mais e melhor se comparadas a outras populações do mundo.


Moradores de Okinawa, uma das Blue Zones

Foi assim que surgiu o projeto Blue Zones - que é uma análise dos hábitos, comportamentos e vivências de pessoas em cinco regiões do planeta que estão estabelecidas nas cidades de: Okinawa (Japão), Sardenha (Itália), Loma Linda (Califórnia), Nicoya (Costa Rica) e Icária (Grécia). Nestes locais a expectativa de vida pode chegar até os 100 anos!


Segundo Buettner, que também é autor do livro Zonas Azuis publicado pela editora Nversos, ter um estilo de vida saudável e viver mais depende de vários fatores. Abaixo listaremos alguns e passaremos também algumas dicas.


Os segredos das Blue Zones se resumem em nove tópicos, os quais devemos tentar aplicar em nossas vidas cotidianas, que são:


1- Movimente-se: é importantíssimo ser uma pessoa ativa, então, caminhe o máximo que puder durante o seu dia a dia, organize sua casa, cuide do jardim e etc. São as atividades que fazemos sem perceber que nos tiram da inércia e contribuem para uma boa saúde.


2- Fuja do estresse: arrume formas de se estressar menos, seja rezando, meditando, praticando um esporte ou hobbies, pois, o estresse é a causa de muitos problemas de saúde na atualidade.


3- Coma pouco: comer menos é uma tática das Blue Zones, de acordo com os centenários entrevistados por Dan, você deve parar de comer quando estiver com 80% do seu estômago cheio.


4- Coma pouca carne: segundo Buettner comer pouca carne ou nenhuma é indicado para quem quer viver mais, porém, deve seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, verduras e legumes, enfim, uma alimentação balanceada.


5- Beba com moderação: alguns habitantes da Blue Zone de Loma Linda, na Califórnia, não consomem bebidas alcoólicas, mas, a dica do especialista é beber moderadamente.


6- Fé: não importa qual é a sua religião, o importante é praticar a espiritualidade de alguma forma.


7- Amor: crie laços afetivos saudáveis, ame mais! Tenha família e amigos próximos a você.


8- Socialize: socializar e manter uma rede de afetos é bom para a longevidade.


9- Tenha um propósito: ter um objetivo na vida é essencial, nos mantém mais vivos ter uma razão para levantar da cama toda manhã. Encontre o seu propósito e o pratique!


Enfim, essas são as dicas para obter mais saúde e bem-estar em nossa rotina. Para muitos que vivem em uma cidade grande e agitada, às vezes, seguir a todas essas dicas é algo bem complicado, mas não desista!

Para saber mais garanta já o nosso livro: Zonas Azuis ou o Zonas Azuis da Felicidade.


Livros relacionados:

Fontes: Yogui - O segredo das 5 zonas azuis do planeta, Yogui - 9 segredos comuns nas zonas azuis, Blue Zones, Quântico, Estúdio Folha

Foto: Yogui

144 visualizações

nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais