O que é meditação?

Como iniciar a prática e aprender mais sobre o seu corpo.

Meditar é uma prática que tem como foco acalmar a mente, o corpo, trazer paz e trabalhar a respiração. Em tempos de ansiedade e muito estresse, meditar é um modo de autoconhecimento e de se controlar diante das situações angustiantes. Os benefícios da meditação são: redução do estresse, sono de qualidade, controle emocional, além de ajudar a manter a atenção plena em suas tarefas diárias.


Embora seja praticada geralmente sob orientação a meditação pode ser feita de forma independente, ou seja, você mesmo pode praticá-la em sua casa. Atualmente é possível encontrar aplicativos que orientam na meditação guiada, vídeos no YouTube, Podcasts no Spotify entre outros.


Neste período de isolamento social a meditação é um excelente suporte à saúde mental e física e podemos fazer isso sem sair de casa obtendo dicas on-line. Experimente!

São cinco os tipos de meditação:


  1. Mindfulness: significa atenção plena. Nesta prática você se atenta para o que está fazendo naquele momento, o mindfulness treina a mente de iniciante e a sua curiosidade. Pode ser usada também em práticas analíticas e de auto reflexão.

  2. Meditação Transcendental: tem como objetivo mergulhar na consciência, nesta prática não existe um foco, mas uma experiência de autoconhecimento e algo que é muito próximo de um estado de sono. Aqui você é levado a mergulhar no campo transcendental.

  3. Raja Yoga: método pautado no autoconhecimento, foca em entender quem você é e em qual estado se encontra. Ela não usa técnica focal e nem as posturas de ioga, pode ser feita sentada ou em movimento, o importante é seguir os passos e alcançar a plenitude consigo mesmo.

  4. Meditação Vipassana: tem origem no budismo indiano. É pautada no autoconhecimento, na auto-observação e na busca profunda da interconexão entre corpo e mente. É diferente por ser ensinada em cursos presenciais e por obter um código de conduta a ser seguido. O silêncio é recomendado e os praticantes também são aconselhados a não cruzar olhares.

  5. Meditação Zazen: tradicional do Zen-Budismo, essa meditação precisa acontecer com a pessoa sentada em forma ereta e com os olhos entreabertos. A percepção da respiração é indicada e não o controle dela. Essa meditação é uma forma de ter percepção e consciência de tudo e de todas as coisas.


Por fim, podemos afirmar que a meditação pode ser feita por qualquer pessoa, e muitas delas em qualquer lugar, seja parado, sentado ou em movimento. Porém, o modo como você irá fazê-la depende do seu grau de comprometimento, instrução sobre a técnica de sua escolha e nível. No começo pode parecer difícil, mas com a prática e estudo você pode chegar ao seu máximo.


Gostou das dicas de bem-estar? Leia mais sobre saúde e bem-estar nos livros da nVersos: Zonas Azuis, Zonas Azuis da Felicidade e Manual do Estilo de Vida.


Fontes: UOL, Tua Saúde

0 visualização

nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais