nVersinhos: conheça um pouco mais sobre o nosso catálogo infantil

O selo nVersinhos faz parte do catálogo da Nversos Editora e conta com um mundo repleto de personagens interessantes, muito conhecimento e imaginação. O nosso objetivo é levar conteúdo de qualidade para os jovens leitores e também agregar conhecimento e criatividade no momento de alfabetização dos pequenos.

Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é uma série de normas para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, ditada pelo governo, é uma referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil, fundamental e médio em todo o Brasil.

Segundo essas normas, a alfabetização deve ser a função principal da ação pedagógica e necessita ser feita até o final do 2º ano do fundamental I. Deste modo, a nVersos Editora apresenta abaixo o seu catálogo infantil e destaca como usar cada livro para trabalhar uma habilidade ou inserir um conhecimento essencial para a criança em fase de alfabetização e letramento.

Os Animais Dizem Boa Noite

Livro que será lançado em maio! Em Os animais dizem boa noite, o momento que a autora explora é a hora de dormir, pois o livro demonstra a forma que cada animal daria boa noite, caso tivessem a habilidade de falar.

Esta história nos ajuda a estabelecer e mostrar a interação entre sujeitos, mães e filhos, e também insere a criança no contexto da hora de dormir, muito útil aos pais e cuidadores, além de ajudar os pequenos a conhecerem as primeiras letrinhas.

A Menina que Pensava Por Meio de Imagens

Neste lançamento do mês de abril, contamos com a história da cientista Temple Grandin, que é autista e conseguiu percorrer uma bela jornada e se tornar uma professora universitária de renome. Como a história é um pouquinho mais longa, podemos trabalhar a atenção sustentada nas crianças, mantendo o foco por um tempo maior, e também trazer a função social do texto, que é mostrar a realidade, ou seja, que algumas pessoas são diferentes como Temple.

Catassol

Catassol é uma história repleta de ludicidade, elemento que é primordial para a educação infantil e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos, especialmente no contexto da escola. E ao contar as peripécias de uma Girafa pra lá de colorida, a autora instiga a criança a imaginar universos e a praticar uma habilidade básica de quem está no início da alfabetização, que é o conhecimento de leitura, ou seja, a capacidade de distinguir nomes, letras e juntar sílabas.

A Terra da Flor Azul

Neste clássico da literatura Inglesa, Frances Hodgson Burnett nos ensina por meio da história do Príncipe Amor como ser um bom líder e também como respeitar as diferenças entre as pessoas. Este livro auxilia as crianças de 7 a 12 anos a desenvolverem melhor a capacidade de aprender uma segunda língua, pois o livro é bilíngue (português/inglês).

Quando a Lua Tomou Chá de Sumiço

Quando a Lua Tomou Chá de Sumiço é mais do que uma história engraçada e muito bem escrita, pois a autora soube contextualizar fantasia e ciência. Com esse livro, podemos ensinar as letras, sílabas, astronomia e fenômenos astronômicos como a rotação, além de praticar habilidades de leitura, escrita e aspectos semióticos (que são imagens estáticas, fotos, pinturas, ilustrações, infográficos, desenho, etc).