Novembro Azul

Mês de conscientização do câncer de próstata.


Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito do câncer de próstata e em prol da saúde masculina. Essa campanha procura ir além de apenas tratar do câncer de próstata, mas acima de tudo estimular a PREVENÇÃO.

A campanha ocorre por meio de ações que buscam estimular uma mudança nos hábitos masculinos, incentivando uma vida mais saudável. No Brasil algumas corporações iluminam seus prédios com uma luz azul, cor que simboliza a causa.

  • O que é o Câncer de Próstata:

O câncer de próstata atinge homens a partir dos 65 anos. A próstata é uma glândula e está localizada em frente ao reto e abaixo da bexiga, e também é responsável por produzir líquido seminal. O câncer de próstata acomete cerca de 15% dos homens em todo o mundo, e no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. Os fatores que favorecem o câncer são: homens mais velhos, ou seja, partir de 65 anos, com histórico familiar da doença, origem étnica (homens negros e caribenhos) e apresentar sobrepeso ou obesidade.

Os sintomas são: dificuldade de urinar, aumento da frequência da urina, diminuição do jato de urina e sangue ao urinar, em muitos casos o câncer de próstata poder ser assintomático. Em uma fase mais avançada a doença ela pode provocar dor óssea, infecção generalizada e insuficiência renal.

  • Diagnóstico

O diagnóstico ocorre por meio do exame clínico, toque retal, combinados com o resultado da dosagem do antígeno PSA (antígeno prostático específico) em um exame de sangue. A população possui dúvidas sobre em qual idade se deve começar a fazer exames preventivos, em geral, recomenda-se uma consulta com seu médico e certamente começar a fazer exames preventivos a partir dos 45 anos.

É necessário enfatizar que o diagnóstico precoce se associa as altas taxas de cura.

  • Cuidados e prevenção

A prevenção consiste em uma dieta balanceada (rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais), também é recomendável a prática de exercícios físicos, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar.


Voltamos a lembrar que a idade é um grande fator de risco para o câncer de próstata! Por isso, faça exames periódicos e se cuide.


Fontes: Oncoguia, Hospital Albert Einstein



nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060


Telefone: 11 3675-5715

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais