Home Office: dicas de como trabalhar de forma eficiente

Atualizado: Mai 6

O COVID-19 se alastrou e forçou os brasileiros, que têm condições de ficar em casa, a trabalharem em modo home office para se protegerem do vírus. O texto abaixo tentar explicar como funciona, os desafios e as formas de seguir a rotina corporativa mesmo estando em casa.

Antes desse período poucas pessoas eram familiarizadas em exercer as rotinas corporativas de casa, algumas empresas optam por contratarem funcionários home office, pois, diminuem os custos de ter um ou mais funcionários em deslocamento todos os dias, e ainda, muitas delas exigem que o funcionário tenha um ambiente confortável e que conte com tudo o que precisa para trabalhar de forma efetiva e à distância.


Home office é uma expressão originária da língua inglesa que significa escritório em casa. Há três formas de se trabalhar de casa, sendo como freelancer, funcionário direto de alguma empresa ou quando o indivíduo é um empresário. Segundo as leis brasileiras o home office é permitido e pode ser feito mediante a acordo do trabalhador com o empregador, ou no caso que estamos vivenciando no momento, no qual o trabalho remoto pode ser adotado como medida de contingência por conta da pandemia do novo coronavírus.


Embora um número significativo de trabalhadores esteja exercendo suas funções no modo à distância, nossa economia sofre com o fechamento do comércio que é setor econômico com maior expressividade dentro do país, com cerca de 70% do contingente de trabalhadores. Realmente a situação para o setor de serviços é preocupante, mas o restante dos trabalhadores que lidam com funções administrativas, ou outras atividades que podem ser feitas à distância seguem na luta.


Para seguir uma rotina saudável e menos angustiante em casa em tempos de quarentena, é importante estabelecer uma organização. Crie uma rotina de trabalho. Podemos fazer isso organizando um local fresco e calmo para trabalhar, e nos alimentando bem e seguindo uma rotina alimentar, pois, se manter saudável é importantíssimo neste momento. Separe uma hora para o seu almoço, beba bastante água e siga um horário de trabalho conforme o que é solicitado por sua empresa. Use uma mesa limpa e organizada, não trabalhe de pijama, pois, isso pode causar desânimo, fuja de lugares de descanso como cama, sofá e fuja de ambientes barulhentos.

Apesar de todas essas dicas, existem alguns desafios que encontramos na quarentena, a preocupação excessiva, a ansiedade, o cuidado com os filhos e outras coisas e situações que podem ameaçar a tranquilidade do home office. Todavia, procure manter a calma e a serenidade, pense a longo prazo e que uma hora tudo isso irá se normalizar. Ter pensamentos positivos nos ajudam a viver melhor esse período. Procure meditar ou relaxar com músicas para meditação.


Isso aí, seguir uma rotina nos ensina a manter a calma e a atenção para efetuar os nossos deveres. Seguindo com calma, foco, força e muita fé logo sairemos bem de tudo isso.


Ficou interessado em livros sobre o ambiente corporativo: Leia o livro “Como ser feliz no meu trabalho”.


Fontes: Estadão, UOL Economia, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Brasil Escola

15 visualizações

nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais