Fatos curiosos sobre o mundo do cinema

Conheça um pouco mais sobre a sétima arte e se apaixone!

Cinema

O cinema surgiu em 1895 com a apresentação de um curta dos Irmãos Lumière, a quem é atribuída a invenção do primeiro projetor de filmes: o cinematógrafo. Ao exibir o primeiro filme de que se tem notícia, os irmãos Lumière entraram para a história e fizeram uma das descobertas mais importantes do século XIX.

Com o passar dos anos o cinema só floresceu. No início não possuía áudio, caracterizando assim os primórdios da produção cinematográfica, que nomeamos como “cinema mudo”. Com o tempo os filmes mudos adquiriram características sonoras e anos depois, mais especificamente em 1927, com o filme “O Cantor de Jazz” temos o início do cinema falado, cantado e dos musicais.


O cinema passou por diversas fases como o Expressionismo Alemão, a Avant-Garde Francesa, o Experimentalismo Soviético, o Neorrealismo Italiano, a Nouvelle Vague, o cinema Noir e outros estilos que marcaram a história.


Conhecido por muitos como a sétima arte, o cinema fez e faz parte da vida de todos. Quem nunca ficou emocionado com alguma cena de um filme? Porém, como tudo na vida, enfrentou obstáculos, e em países como o Brasil fazer cinema e viver dele é algo que exige luta e perseverança.


No passado o período da ditadura militar gerou dificuldades para a produção das artes e, especialmente, para a feitura de novos filmes no mercado cinematográfico brasileiro. Além dos altos custos a indústria cinematográfica brasileira teve que enfrentar a censura como fator de estagnação da produção cultural nacional.

Serviço de streaming

Embora o alcance do cinema ainda enfrente desafios na modernidade como, por exemplo, a desigualdade, pois nem todos têm o privilégio de frequentar salas de cinema com assiduidade. Algo mudou recentemente esse quadro, e foi a invenção de serviços de streaming como: Netflix, Globoplay, Amazon Prime etc.


Apesar de enfrentar dificuldades como todas as artes o cinema sempre está se reinventando, derrubando paradigmas, preconceitos e ditando tendências. Como, por exemplo, a realidade virtual, a venda de ingressos por diversos meios alternativos, salas de cinema diferenciadas com atrativos e outras possibilidades que a tecnologia nos proporciona.


Atualmente, o cinema vem sendo fonte de pesquisas acadêmicas e se relacionando de forma dinâmica com outras áreas como no campo das letras, da educação e da psicanálise. Isso mesmo, pois o cinema fornece uma grande fonte de análises por conectar aspectos visuais, simbólicos e semióticos diversos. Podendo ser analisado de várias formas e perspectivas.


Gosta de cinema? Aproveite para saber mais sobre com a nossa coleção Cinema e Psicanálise


Fontes: Brasil Escola, Super Interessante, Fala Universidade

0 visualização

nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais