Diabetes: tipos e como tratar

Dicas interessantes para aumentar seus conhecimentos sobre uma das doenças crônicas que mais atinge a população brasileira.

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pela não produção de insulina pelo nosso corpo, ou quando o corpo não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina, por sua vez, é o hormônio que controla a quantidade de glicose contida em nosso sangue, precisamos da glicose porque ela nos fornece energia e a extraímos por meio dos alimentos que consumimos.


Porém, quando a pessoa possui algum desnivelamento, ou seja, a não produção de insulina pelo corpo ou a má utilização de glicose pelo corpo, podemos nomear isso de diabetes. Existem dois tipos de diabetes a tipo 1 e a tipo 2.


Na diabetes tipo 1 o sistema imunológico destrói as células beta do pâncreas, que são responsáveis por produzir insulina, desta forma, não ocorrendo a liberação do hormônio, pois ele não existe por não ser produzido. Já na diabetes tipo 2 ela geralmente é adquirida ao longo da vida por hábitos ruins, tais como: sedentarismo, má alimentação e aumento de peso excessivo ou por herança genética.


Ainda podemos afirmar que a diabetes tipo 1 se manifesta na infância ou na adolescência, enquanto a tipo 2 aparece mais em adultos e às vezes em adolescentes. Quem possui diabetes tipo 1 necessita da aplicação de insulina diária, pois seu corpo não a produz. Já as pessoas que possuem a do tipo 2 podem também usar insulina de acordo com a evolução da doença, porque o corpo delas não sabe como controlar a glicemia que produz ou não produz insulina o suficiente para manter as funções em ordem.


Sabemos que no Brasil existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a diabetes, e no mundo são mais ou menos 425 milhões de adultos com a diabetes tipo 2. Por esse motivo o autor e médico, Jason Fung, escreveu um livro que aborda formas de evitar a doença e como aplicá-las em nosso dia a dia e em nossa dieta, fornecendo uma opção de cuidado: a mudança de hábitos nocivos e melhora da saúde.


No livro O Código da Diabetes, o autor explica sua tese que diz que o uso de tratamentos convencionais, que dependem de insulina e outros medicamentos para abaixar o nível da glicose no sangue, podem agravar a diabetes e até mesmo levar a outros problemas como ganho de peso e doenças cardíacas. Ele explora a causa da diabetes tipo 2, que segundo ele é o excesso de açúcar em nossa alimentação, além de oferecer uma solução que tem como foco prevenir e reverter a doença com dicas úteis. Ele também escreveu o livro O Código da Obesidade, que enfoca em medidas que melhoram a qualidade de vida, diminuição de peso e destaca hábitos que possuem como objetivo prevenir doenças crônicas como a diabetes.


Gostou do texto? Quer se aprofundar no tema? Leio o livro O Código do Diabetes e O Código da Obesidade e invista em uma melhor qualidade de vida.


Fontes: Sociedade Brasileira de Diabetes, Medium

0 visualização

nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais