Dia 12 de junho: saiba porquê comemoramos o dia dos namorados nessa data

Veja como são as comemorações e diferentes tradições ao redor do globo.

O dia 12 de junho é muito esperado e popularmente conhecido como Dia dos Namorados aqui no Brasil, mas você sabe o porquê é celebrado nessa data?


A resposta possui dois lados, a data segundo fontes, está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões conhecido como Santo Antônio. Esse frei pregava sempre a importância do amor, além de ser um grande casamenteiro. Sendo assim o dia 12 de junho, ou seja, o dia dos namorados, antecede a celebração do dia 13 de junho que é conhecido como dia de Santo Antônio.


Há quem diga que a data foi instaurada por motivos comerciais, isto é, que temos essa comemoração dos namorados em junho, pois esse mês ficou estabelecido como um mês de desaceleração das vendas no comércio em geral. E como forma de aumentar o número de vendas o publicitário João Dória, pai do governador de São Paulo, sugeriu aderirmos a data em junho.


Ao redor do mundo há comemorações de dia dos namorados, mas em diferentes datas. A mais famosa é o 14 de julho, conhecida como Valentine´s Day, data celebrada nos Estados Unidos e que festeja o dia de São Valentim, bispo conhecido ser um grande casamenteiro. No entanto, os norte-americanos presenteiam não só seus amantes, a troca de presentes também ocorre entre amigos e familiares, enfim, entre pessoas que se amam.


No Japão, o dia 14 de fevereiro é celebrando de outra forma, as mulheres presenteiam os homens com chocolates e um mês depois os namorados presenteiam suas parceiras com chocolate branco, sendo assim, festejam o dia dos namorados duas vezes, e então, o 14 de março ficou conhecido como “O dia branco” que também é uma forma de celebrar o amor. Na Argentina o dia dos namorados é mais extenso, a festividade acontece em uma semana inteira do mês de julho, entre os dias 1º e 7 de julho.


Por fim, podemos dizer que existem várias tradições e formas de comemorar este dia, mas o que não pode faltar em nenhuma delas é o amor. Festejar o amor é algo além de comemorar junto a um parceiro, pois podemos comemorar o amor com nossos pais, irmãos e amigos, como os norte-americanos, por exemplo. O importante é fazer quem você ama feliz independente de quem seja.


A nVersos deseja à todos os namorados um dia de plenitude no amor!


fontes: Info Escola, BBC

8 visualizações

nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais