Criando Meninos Hoje

Uma das obras mais vendidas da editora Nversos é o livro “Como Educar Meninos – O poder da conexão para criar grandes homens”, com autoria de Michael C. Reichert, psicólogo e especialista na área, pois estuda a infância e, especialmente, a infância dos meninos. Nesta obra o doutor traz um olhar de pai e estudioso e informações para criarmos homens diferenciados.

Autor Michael C. Reichert

Ao escrever este livro para pais e cuidadores Michael, que também fundou o centro para Estudo da Vida de Meninos e Meninas da Universidade da Pensilvânia (EUA), quebra o paradigma de que os meninos são biologicamente programados para terem comportamentos agressivos e de risco enquanto as meninas não. O autor salienta em entrevistas que os meninos são resultado da sua genética tanto quanto das normas sociais que passamos a eles. E que a ação de enfatizar a masculinidade tóxica pode atrapalhar no desenvolvimento humano e crescimento dos meninos.


De acordo com Reichert “ensinamos os meninos a calarem suas emoções”, o que acaba gerando um comportamento menos empático da parte deles. A missão do livro e a função dos pais de todo o mundo é a de criar homens fora da curva e que possuam sua própria identidade e, além disso, homens que saibam lidar com seus sentimentos e com as outras pessoas ao redor. Tudo o que o autor nos transmite com essa leitura é a capacidade de criarmos meninos com algo que falta na sociedade moderna atual, inteligência emocional!

Segundo o autor as imagens preconcebidas entram cedo demais na vida dos meninos. Segue um relato sobre essa afirmação inserido em seu livro:

“Por experiência própria, acho que os estereótipos masculinos são ubíquos e inconscientes, e influenciam a visão sobre o menino desde de sua concepção. Uma amiga, professora de biologia no ensino secundário, ficou grávida de gêmeos há alguns anos e disse: ‘eu sei qual dos bebês é menino’. Curioso, perguntei: como ela podia ter essa certeza? ‘É o que mais me chuta", explicou ela.

Neste trecho o autor procura nos explicar como padronizamos e aceitamos comportamentos, antes mesmo da criança nascer; a solução que ele nos passa durante todo o livro é que figuras importantes devem inserir valores corretos aos meninos, essas figuras são: pais, professores, treinadores, mentores e etc. A força do apego entre a criança e o cuidador, a compreensão, a conversa e o diálogo são essenciais para criar bons homens.


Outras dicas que o autor nos oferece e foram extraídas de um de seus workshops, que seriam os cinco passos para criar meninos no século XXI que são:


  1. Tome partido de seu filho;

  2. Fortaleça o senso do Eu;

  3. Estimule a expressão emocional;

  4. Exerça autoridade;

  5. Promova a autonomia.


Ficou interessado? Gostou das dicas? Garanta seu exemplar deste livro ótimo e reflexivo.


Livro relacionado: Como Educar Meninos

Fontes: Revista Crescer, Michael C. Reichert

1 visualização

nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais