Como trabalhar o desenvolvimento infantil

Atualizado: 26 de Mai de 2020

Veja dicas para ajudar no desenvolvimento das crianças.

Conforme os anos vão passando cada vez mais vemos aumentar os desafios dos pais em educarem seus filhos. As birras e os comportamentos indesejáveis são rotina em todos os lares do mundo. Tendo isso em mente, vários livros ditos “manuais” foram lançados para ajudar, e o foco deste texto é a obra de Joana Faber, o livro Como Conversar com Crianças para que Ouçam e se Desenvolvam”.


A obra destaca técnicas para uma comunicação mais efetiva e inteligente com o seu filho. A autora demonstra no material como podemos estabelecer uma maior conexão e entendimento entre pais e filhos.

O foco de Faber é na parte comportamental, mas o texto abaixo trará dicas para o melhor desenvolvimento da criança nos âmbitos comportamentais e do desenvolvimento infantil.


Ao trabalhar o desenvolvimento do seu filho é possível também que ele melhore em outros aspectos, como em ser mais paciente, ouvir mais e estabelecer uma comunicação mais estreita com os pais, afinal, as crianças também sentem e merecem ser ouvidas e cuidadas.


Segundo especialistas, as crianças precisam de um ambiente seguro. E criar uma rotina para o seu filho é uma das formas de mantê-lo seguro, confiante e lhe fornecer responsabilidades também.


Dê mais afeto para o seu filho, uma criança que cresce em um lar afetuoso se torna um adulto mais espontâneo e mais seguro de si, dar carinho e atenção contribui para a inteligência emocional do seu filho no futuro.


Converse sempre! Conversar, perguntar sobre o dia da criança, o que ela pensa de determinada situação e tirar as dúvidas do seu filho é importante, assim ele pode ampliar o modo de pensar desde muito cedo, e aprender a ouvir outras opiniões que é algo muito importante. Estabelecer um ambiente onde todos participam da conversa e tem a sua vez de falar promove o desenvolvimento comportamental e cognitivo das crianças. Estimule a conversa e os famosos “Porquês”.


E por último, mas não menos importante, a organização. Ensine seu filho que existem momentos para tudo, e que após brincar é importante guardar seus brinquedos, ensine o valor das coisas, pois devemos cuidar do que nos pertence. E ao brincar com ele incentive a criança a jogar um jogo de cada vez, fortalecendo o cérebro e praticando a atenção e a concentração, que são necessárias ao desenvolvimento cerebral das crianças.


Gostou das dicas? Quer ler mais sobre? Leia os livros relacionados: Como Conversar com Crianças para que Ouçam e se Desenvolvam, Disciplina sem Drama e Parentalidade Consciente.


Fontes: Revista Crescer, Sempre Família

11 visualizações

nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060


Telefone: 11 3675-5715

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais