Como trabalhar o desenvolvimento infantil

Atualizado: há 4 dias

Veja dicas para ajudar no desenvolvimento das crianças.

Conforme os anos vão passando cada vez mais vemos aumentar os desafios dos pais em educarem seus filhos. As birras e os comportamentos indesejáveis são rotina em todos os lares do mundo. Tendo isso em mente, vários livros ditos “manuais” foram lançados para ajudar, e o foco deste texto é a obra de Joana Faber, o livro Como Conversar com Crianças para que Ouçam e se Desenvolvam”.


A obra destaca técnicas para uma comunicação mais efetiva e inteligente com o seu filho. A autora demonstra no material como podemos estabelecer uma maior conexão e entendimento entre pais e filhos.

O foco de Faber é na parte comportamental, mas o texto abaixo trará dicas para o melhor desenvolvimento da criança nos âmbitos comportamentais e do desenvolvimento infantil.


Ao trabalhar o desenvolvimento do seu filho é possível também que ele melhore em outros aspectos, como em ser mais paciente, ouvir mais e estabelecer uma comunicação mais estreita com os pais, afinal, as crianças também sentem e merecem ser ouvidas e cuidadas.


Segundo especialistas, as crianças precisam de um ambiente seguro. E criar uma rotina para o seu filho é uma das formas de mantê-lo seguro, confiante e lhe fornecer responsabilidades também.


Dê mais afeto para o seu filho, uma criança que cresce em um lar afetuoso se torna um adulto mais espontâneo e mais seguro de si, dar carinho e atenção contribui para a inteligência emocional do seu filho no futuro.


Converse sempre! Conversar, perguntar sobre o dia da criança, o que ela pensa de determinada situação e tirar as dúvidas do seu filho é importante, assim ele pode ampliar o modo de pensar desde muito cedo, e aprender a ouvir outras opiniões que é algo muito importante. Estabelecer um ambiente onde todos participam da conversa e tem a sua vez de falar promove o desenvolvimento comportamental e cognitivo das crianças. Estimule a conversa e os famosos “Porquês”.


E por último, mas não menos importante, a organização. Ensine seu filho que existem momentos para tudo, e que após brincar é importante guardar seus brinquedos, ensine o valor das coisas, pois devemos cuidar do que nos pertence. E ao brincar com ele incentive a criança a jogar um jogo de cada vez, fortalecendo o cérebro e praticando a atenção e a concentração, que são necessárias ao desenvolvimento cerebral das crianças.


Gostou das dicas? Quer ler mais sobre? Leia os livros relacionados: Como Conversar com Crianças para que Ouçam e se Desenvolvam, Disciplina sem Drama e Parentalidade Consciente.


Fontes: Revista Crescer, Sempre Família

8 visualizações

nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais