A questão de gênero e seus desdobramentos na atualidade

As questões de gênero estão cada vez mais presentes em debates atuais.

Questões a cerca do que é gênero e suas definições atualmente têm tomado conta da mídia e dos meios de comunicação social. Além de ser foco de análise de vários estudiosos renomados como: Judith Butler, Raewyn Connell entre outros.

Existem três conceitos que devemos definir antes de discorrer mais sobre o tema gênero:


· Gênero: construção social atribuída aos sexos;

· Sexo: quando dizemos “sexo” nos referimos às características biológicas diferenciais (genitálias);

· Identidade de Gênero: pessoa que se identifica com o Gênero diferente do que aquele que nasceu.


O que significa o conceito de gênero?


O gênero está relacionado à indivíduos com características comuns, podemos dizer também que são os aspectos e características atribuídos a um determinado sexo, ou de forma mais específica, podemos dizer que o gênero é uma construção social.


Sendo assim, pode-se afirmar que essa “construção social” é a sociedade ditando os papéis que devemos seguir, pautando-se apenas no nosso sexo biológico. Todavia, diversos estudiosos do tema divergem dessa opinião, ou seja, o gênero é algo que se molda conforme nossas experiências e exemplos sociais, fazendo dele algo fluido em algumas situações.


Existe algo chamado “socialização de gênero” que é derivado da construção de papéis, se demonstra como um processo no qual o homem ou a mulher se modificam por conta da influência da sociedade, ou seja, essa socialização é uma adequação ensinada desde muito cedo aos homens e mulheres, para que eles se moldem a partir do seu sexo biológico (genitálias) anulando outros fatores que contribuem para a formação e identificação das pessoas.


Na atualidade o assunto tem sido muito falado por conta do contexto machista, especialmente, na cena política, além de ter entrado como um debate forte em escolas. Mas, ao estudar gênero e falar sobre esse assunto, queremos desmistificar as ideias errôneas em torno dessa palavra e afirmar que cada um deve seguir e ser o que se identifica, sem preconceitos ou prejuízos. Falar desse tema nos incentiva a cultivar o respeito às diferenças de cada um e respeitar uns aos outros, que é algo que deve ser primordial na nossa sociedade.


Gostou do tema? Quer saber mais? Leia os livros de Raewyn Connell: Gênero – em termos reais e Gênero – Uma perspectiva global.


Livros Relacionados: Gênero Uma Perspectiva Global, Gênero em Termos Reais

Fontes: Politize, Vestibular UOL, Scielo, Geledes

10 visualizações

nVersos Editora Ltda.

Rua Cabo Eduardo Alegre, 36

Sumaré - São Paulo /SP

CEP: 01257-060

CNPJ: 10.797.141/0002-11 

Mapa do Site

Sociais