Notícias

Mesa de Debate Gênero

GÊNERO EM TERMOS REAIS É DEBATIDO NA BLOOKS DO SHOPPING FREI CANECA

As configurações de gênero no contexto da contínua globalização cultural e econômica é o ponto de partida do debate Gênero em Termos Reais, na Blooks Livraria, na noite de 25 de novembro

09/11/2016

GÊNERO EM TERMOS REAIS É DEBATIDO NA BLOOKS DO SHOPPING FREI CANECA

 

 

As configurações de gênero no contexto da contínua globalização cultural e econômica é o ponto de partida do debate Gênero em Termos Reais, na Blooks Livraria, na noite de 25 de novembro

 

 

Gênero em Termos Reais é o tema do debate que acontecerá dia 25 de novembro, a partir das 19h, na Blooks Livraria, do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, com a presença de figuras chave do movimento LGBTQIA. Mediado pela transfeminista, escritora e tradutora Hailey Kaas, o debate contará com a presença do antropólogo Lucas Bulgarelli, da professora e militante feminista Ana Terra de Grammont, do jornalista e apresentador do programa Estação Plural, Fefito, entre outros.

 

Uma das principais pesquisadoras do campo, a escritora australiana Raewyn Connell traz em Gênero em Termos Reais, da editora nVersos, o olhar da periferia global para construir uma compreensão sobre gênero que fuja dos cânones eurocêntricos, destrinchando o modo pelo qual a globalização e a difusão da ideologia neoliberal naturalizaram a ideologia expressa na dicotomia feminino/masculino. Connell defende que, quanto mais os estudos da área avançam, mais o próprio conceito de gênero se  torna obsoleto — para ela, a natureza fluida e mutável do gênero e confere à individualidade um caráter multidimensional e extrapola o que as distinções reprodutivas nos corpos determinam para a inserção do indivíduo nos processos sociais.

 

 

GÊNERO EM TERMOS REAIS

 

Debatedores

 

Ana Terra de Grammont, 32 anos, é feminista bissexual, educadora e militante LGBTQIA. Especialista em línguas portuguesa e espanhola, atua como formadora de professores na faculdade de Letras. Mestre em ensino de Língua Portuguesa - formação de leitores, pela PUC-SP. É parte do organizativo Primavera Bissexual.

 

Fefito, 32 anos. O jornalista Fernando Oliveira (Fefito) é apresentador do programa Estação Plural, do Canal Brasil, colunista do portal F5 ,do programa Mulheres, da TV Gazeta. e  titular da coluna Olá, do jornal Agora. Já trabalhou na IstoÉ Gente, Diário de São Paulo, IG e R7.

 

Hailey Kaas, 27 anos, é militante transfeminista e socialista, além de ser tradutora e escritora, Hayley tem se dedicado à pesquisa sobre transfeminismo, intersecionalidade, teoria queer, entre outros assuntos. É fundadora e coordenadora do site e coletivo Transfeminismo. Hailey  conhece profundamente o trabalho da pesquisadora Raewyn Connell , autora de Gênero em Termo Reais, da editora nVersos.

 

Lucas Bulgarelli, 26 anos, é pesquisador e militante LGBT, bacharel em Direito pela USP e mestrando em Antropologia Social pela USP (PPGAS-FFLCH), com produção nos temas: militância LGBT, crise política e golpe, conservadorismos, resistências. É pesquisador do NUMAS (Núcleo dos Marcadores Sociais da Diferença) e do COCCIX (Estudos em Corpo e Cidade), ambos da USP.

 

Debate sobre

GÊNERO EM TERMOS REAIS

dia: 25/11/2016

hora: 19h

local: Blooks Livraria

Shopping Frei Caneca

Rua Frei Caneca, 569, 3º Piso, 406 - Consolação, São Paulo - SP, 01307-001

(11) 3259-2291

lotação: 50 lugares

 

Mais informações com

Caio Martins (caio@rlcpress.com.br) 11 98843-1397

Cássia Cunha (cassia@rlcpress.com.br) 11 98174-7073

RLC Comunicação e Ideias

11 3673-54452

2017 © Editora nVersos - Todos os direitos reservados